29/05/2015

||| aprender a ensinar...


||| ... ó colega, desculpe. já tentou ensinar estes miúdos? eu?!!! nada! eles não querem saber de nada!!! ora bem, quantas estratégias já tentou? todas! tudo e mais alguma coisa! só me falta fazer o pino! e ensinar? já tentou? ó pá, colega, mas eles não querem saber disso! será? eu consigo ensinar qualquer coisa a estes miúdos. porque quero ensinar-lhes qualquer coisa. como um dia me ensinaram a mim. porque a terra é redonda. porque escrevemos letras. porque é que os animais dormem. comece pelo mais óbvio e surpreendente para eles. sabe, quando peguei na turma a primeira coisa que me disseram é que eram impossível. que era só manter a rapaziada sentada e sossegada. que era esse o sucesso esperado. cheguei à primeira aula e disse-lhes que no fim do primeiro período todos teriam que ter lido um livro. nenhum acreditou. hoje, como sabe, aquela turma é a que mais vai requisitar e ler livros. porque não começaram com a odisseia. comecei com o tio patinhas. mas ensinar é isso. é ensinar a ler. depois e compreender. depois a pensar. e depois a criar. nós é que já nem nos lembramos disto. e calou-se. e lá foi, sem me dar resposta...

Sem comentários:

Enviar um comentário